CHÁ TÍLIA FLOR BIOCEUTICA 50g
- -15%
From 07/04/2025 to 29/04/2025
ERVAS MEDICINAIS SECAS
O chá de Tília é muito utilizada para tratar vários problemas de saúde, desde ansiedade, dor de cabeça, diarreia e má digestão.
-
Trocas e Devoluções Até 14 Dias
-
-
Pagamentos 100% Seguros

A tília é uma planta medicinal, também conhecida como teja, tejo, texa ou tilha, que é popularmente utilizada para tratar vários problemas de saúde, desde ansiedade, dor de cabeça, diarreia e má digestão.
Embora a tília seja uma planta originária da Europa, já pode ser encontrada por todo o mundo, sendo utilizadas 3 principais espécies, a Tília cordata, mais comum, a Tília platyphyllos e a Tília x vulgaris.
Esta planta medicinal é relativamente fácil de encontrar, estando presente em mercado e em lojas de produtos naturais sob a forma de embalagens com flores e folhas secas, que podem ser apenas de uma espécie ou uma mistura das três.
A tília é uma planta medicinal, também conhecida como teja, tejo, texa ou tilha, que é popularmente utilizada para tratar vários problemas de saúde, desde ansiedade, dor de cabeça, diarreia e má digestão.
De acordo com alguns estudos, a tília parece ter alguns benefícios comprovados e, por isso, pode ser indicada para:
1. Reduzir a ansiedade
Em algumas investigações, o chá de tília demonstrou ter ação inibitória sobre os receptores benzodiazepínicos, o que significa que consegue diminuir a ação do sistema nervoso central, acalmando os nervos e ajudando a aliviar crises de ansiedade.
Este mecanismo é semelhante ao dos remédios benzodiazepínicos de farmácia, que agem inibindo os mesmos receptores e que são prescritos para o tratamento da ansiedade patológica.
2. Aliviar a febre
Um dos efeitos mais populares do chá de tília é sua capacidade para aumentar a transpiração e ajudar a regular a febre em quadros de gripes e resfriados.
De acordo com alguns estudos, esse efeito, conhecido como efeito diaforético, acontece devido à presença de substâncias como a quercetina, o canferol e o ácido cumarínico, que estimulam a produção de suor.
3. Diminuir a pressão arterial
Embora ainda não seja conhecido o mecanismo de ação da tília sobre a pressão arterial, alguns estudos têm observado um efeito direto entre o consumo do chá de tília e a redução da pressão arterial, especialmente a pressão sistólica.
Esta ação poderá estar relacionada com a presença de tilirosídeo, ácido clorogênico e rutosídeo. Além disso, a planta parece ainda exercer poder diurético, o que também permite regular mais facilmente a pressão sanguínea.
4. Eliminar a retenção de líquidos
De forma semelhante ao efeito diaforético da tília sobre a produção de suor, a planta também parece aumentar a produção de urina, produzindo uma forte ação diurética. Quando isso acontece, o excesso de líquidos é eliminado do organismo, tratando e prevenindo a retenção de líquidos.
5. Ajudar a acalmar o estômago
A capacidade da tília para acalmar o estômago é conhecida desde a antiguidade e, embora não exista um mecanismo específico para justificar essa ação, é possível que esteja relacionada com a sua ação calmante e ligeiramente anti-inflamatória.
6. Reduzir a glicose no sangue
Segundo estudos feitos com a tília, a planta parece ser capaz de regular os níveis de glicose no sangue, ajudando no tratamento da diabetes. A maior parte desse efeito tem sido relacionado com a inibição da enzima alfa-glicosidase, que é encontrada no intestino e que ajuda na absorção da glicose dos alimentos para o sangue.
Além disso, a tília também pode inibir outra enzima, a alfa-amilase, que é encontrada no tubo digestivo e que também é responsável por digerir os carboidratos e transformá-los em açúcares mais simples que podem ser absorvidos.
7. Prevenir a obesidade e excesso de peso
Além das enzimas que regulam a absorção de glicose, a tília também parece inibir a ação da lipase pancreática, uma outra enzima que é responsável pela absorção de gorduras. Assim, o consumo de tília pode ajudar a diminuir a absorção das gorduras da dieta, que acabam sendo eliminadas nas fezes, ajudando no controle do peso.
8. Eliminar infeções por fungos
Embora seja uma propriedade menos conhecida da planta, segundo um estudo feito com 41 plantas, a tília apresenta ação antifúngicas contra vários tipos de fungos, podendo ser utilizada como complemento para o tratamento de algumas infecções por fungos.
9. Prevenir contra o cancro
Além de ter ação antioxidante, que protege as células contra vários tipos de danos, a tília também demonstrou ação seletiva sobre algumas células tumorais, provocando sua morte sem afetar as células saudáveis. Este efeito está sendo relacionado com a sua rica composição em escopoletina.
Modo de Utilizar:
Juntar 10 g de chá a meio litro de água, deixar ferver 3 a 5 minutos e coar.
Tomar quente ou arrefecer com pedras de gelo.
Reviews
No customer reviews for the moment.